Oba!! Finalmente chegou sexta-feira com um calorzinho muito bem vindo aqui em Mar del Plata! Até parece que estou em outra cidade...amanhã vou ver se dou uma passadinha na praia para caminhar (nem pensar tomar sol e nadar, aqui não é o Brasil e não estamos no verão! Já imagino o vento que vai ter na costa! haha).
Hoje resolvi contar para vocês um pouco sobre uma tradição argentina, o mate (conhecido como chimarrão no sul do Brasil). É basicamente uma infusão preparada com folhas secas e moídas de uma planta encontrada na América do Sul, chamada yerba mate. Normalmente, põe-se açúcar ou adoçante, já que a erva é bem amarga mas há quem tome sem nada também. Aqui na Argentina só tomam quente, já os paraguaios tem o costume de tomar frio.
A tradição não é simplesmente tomar o mate e sim dividir com os amigos, família, colegas de trabalho, etc. Dificilmente vê-se uma pessoa tomando sozinho...é também uma "desculpa" para conhecer pessoas...oferecendo mate a um desconhecido/desconhecida que te interessa em uma praça, praia, etc. Quando você chega na casa de alguém para uma visita, te oferecem café, chá ou MATE! (como não tomo nenhum dos três sempre estou ferrada!haha)
Sinceramente, não gosto de mate. Tem um gosto muito particular e amargo mas também sei que é uma questão de acostumar seu paladar. De tempos em tempos tomo um pouquinho para acompanhar alguém, se estiver bem docinho e não muito quente, é aceitável para mim. Não sei se um dia vou a chegar a gostar disso de verdade! O problema é que como não tomo, às vezes me sinto como um adolescente não-fumante em um grupo de amigos onde todos fumam. Para ser parte desse grupo realmente, você tem que fumar! No meu caso, tomar mate! haha Os argentinos são viciados, tomam todos os dias...até os cachorros! haha
Nenhum comentário:
Postar um comentário